segunda-feira, 12 de setembro de 2022

APRESENTAÇÃO DO AVANÇO NAS "OBSERVAÇÕES" RELATIVAS AO "OBJETO DE ESTUDO" DA "PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"!

Nesta aula, o professor conferiu, aluno por aluno, como estão avançando as pesquisas, o quanto eles têm investido na observação de seus objetos de estudo

De sua parte, os alunos partilharam de suas ideias a respeito de como pretendem dar seguimento em suas observações, ao que o professor lhes orientou. Alguns alunos, também mostraram anotações com registros por escrito, fotos e vídeos contendo vários dados, elementos e curiosidades que emergiam dos fatos que eles estão apreciando. 

O professor orientou que a observação seja feita ainda por mais uma semana, para que, assim, dela, da observação mesma, surja uma curiosidade ainda maior, e, consequentemente, uma pergunta, um questionamento, que será o problema.

A respeito disso ainda, sobre a importância da observação, sobre o quanto ela tem que ser minuciosa, detalhista, feita com atenção, e, sobre o quanto ela pode demandar tempo e levar a grandes descobertas, é interessante ler o material disponível, ::: AQUI :::. Ele conta como o geógrafo grego, Eratóstenes de Cirene (276 a.C.-194 a.C.), à partir da observação, não só provou que a Terra era uma esfera, como também calculou a sua circunferência.

Nenhum comentário:

11ª AULA: ERATÓSTENES E A OBSERVAÇÃO!

Visto que o Professor Ovídeo, colega da área da Matemática, está trabalhando noções de Trigonometria com os alunos dos oitavos e nonos anos,...