FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: INDUÇÃO!

Está página serve para integrar a subseção "5.1.1 A Indução", que formam a seção "5.1 INSTIGANDO OS ALUNOS À PRODUÇÃO" do capítulo "5 O PENSAMENTO CIENTÍFICO", do artigo intitulado "FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA A DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA".


Assim, aqui, logo abaixo, estão publicadas as produções dos estudantes do 7º anos, feitas no ano de 2023.


São textos inéditos, feitos individualmente, com base nas aulas teóricas, apresentadas pelo artigo acima citado. 


Desta forma, as produções textuais aqui apresentadas são a externalização, feita por parte dos estudantes, a repeito de tudo aquilo que eles apreenderam a respeito das Formas de Pensar, das formas lógico-científicas estudadas em sala de aula!


5.1.1.1 Produções dos Alunos sobre Indução


Como poderá ser visto abaixo, e, desde já, para as outras formas de pensar, os alunos construíram, cada um deles, o seu próprio conceito de indução, bem como, elaboraram um exemplo próprio. Para tanto, os alunos valeram-se de seus Chromebooks e publicaram suas pequenas produções textuais no Spaces, do Gmail. Deste modo, ficava quase que garantida a impossibilidade de cópias e plágios, visto que todos tinham acesso ao que ia sendo publicado, no chat; eles mesmos reivindicavam a autoria de determinada ideia, ficando, aquele que copiou, obrigado e refazer seu texto. 



Produção 6:


Indução é partir do particular para o geral.

Exemplo: 

Um urso polar tem o pelo branco, 

e não existe nenhum urso polar com pelo de outra coloração. 

Então todos os ursos polares têm o pelo branco

(Guilherme Freitas de Menezes, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 7:


A indução é a forma de pensamento e conclusão que vai do particular para o universal, com o movimento ascendente.

Exemplo:

(Se) eu sou brasileiro, nasci no Brasil, 

(e) os colegas de minha turma são brasileiros, nasceram no Brasil, 

(então), todos os que nascem no Brasil são brasileiros.

(Andrew Ricardo Almeida Goncalves, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 8:


A indução é a forma de pensar e concluir que parte de algo bem particular e vai até algo bem geral. Esse pensamento tem um movimento ascendente, ele sobe em abrangência. 

Exemplo:

Se eu preciso de alimento para sobrevivência, 

e eu sou um ser vivo,

 então, todos os seres vivos precisam de alimento.

(Rodrigo da Silva Joaquim, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 9:


A indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares.

Exemplo:

Eu tenho uma calopsita. 

Ela come sementes, 

então, todas as calopsitas comem sementes.

(Ana Clara Oliveira de Carvalho, 8º Ano, Turma 81, 13 anos) 


Produção 10:


Indução: a indução é uma forma de induzir, então, chegamos, à conclusão, a partir de alguns elementos previamente presentes ou indicados para essa tal conclusão. 

Exemplo: 

Meu cachorro é da raça schnauzer, 

e ele tem bigodes grandes, 

Então, todos os cachorros da raça schnauzer têm bigodes grandes.

(Manuella Menezes de Mattos, 8º Ano, Turma 81, 14 anos) 




Produção 26:


Para mim a indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral.

Exemplo:

Eu sou fanático por meu time

Outros torcedores, são fanáticos pelo mesmo  time,

Então, todos os torcedores deste time amam o futebol.

(Eduardo Wendel Lobato, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)



Uma conclusão sumarizante para esta seção do texto é a seguinte: como se pode ver, os estudantes entenderam as particularidades do raciocínio indutivo.

Ao final, na conclusão geral, serão destacados alguns elementos pontuais de algumas das induções acima listadas.

Passe-se à próxima forma de pensar.


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