FORMAS DE PENSAR EM CIÊNCIAS: ABDUÇÃO!

 5.1.3.1 Produções dos Alunos sobre Abdução


Produção 1:


Para mim a abdução é estabelecer a probabilidade de que uma conclusão seja verdadeira, e não necessariamente saber se ela é verdade. 

Exemplo: 

Em um brechó havia um saco de botas. 

Havia duas botas em cima da mesa.

Logo, essas botas são do saco de botas.

(Eduardo Wendel Lobato, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)



Produção 16:


Abdução é um pensamento onde a gente observa alguma coisa e chega numa conclusão generalista provável. 

Exemplo:

Achei uma bola de pelo, com rastros de baba no chão da cozinha. 

Meu gato estava perto, 

então, possivelmente, foi o gato.

(Gabriela dos Santos Vieira Borges, 8º Ano, Turma 81, 16 anos)


Produção 17:


O conceito de abdução é o de sempre buscar desenvolver uma hipótese geral e possível, com base em algum fato observado.

Exemplo:

Eu arrumo o quarto e saio, 

mais tarde, quando volto, o quarto está uma bagunça, 

mas, ao entrar, quem eu vi saindo do quarto? Minha irmã, mais nova. Foi ela! É o que eu logo penso. Mas, não há certeza absoluta, é uma conclusão generalista.

(Larissa Barbosa dos Santos, 8º Ano, Turma 81, 13 anos)


Produção 18:

A abdução é a operação lógica que pode introduzir novas ideias e criatividade como sendo a solução de uma questão. A lógica abdutiva procura a melhor explicação, a melhor hipótese para solucionar um determinado problema. Na abdução utilizam-se certos dados para se chegar a uma conclusão mais ampla.

Exemplo: 

Todos os tênis de uma prateleira são brancos,

têm dois pares de tênis brancos no chão, 

logo, os tênis são daquela prateleira.

(Kevin Gabriel Coimbra Leitao, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 19:


Abdução é o tipo de raciocínio que culmina em uma assimilação temporária (ou provisória (pode aparecer outra melhor, com o tempo)) e isso vira uma hipótese explicativa.

Exemplo:

Há uma família, com cinco pessoas: pai, mãe e três filhos. 

Certo dia, o pai das crianças compra um pote de sorvete e bota na geladeira. Logo após o jantar, na hora da sobremesa, ele vai até geladeira, e, ao pegar o pote de sorvete, vê que o mesmo está aberto e boa parte do conteúdo foi comido. Só há um dos filhos com o canto da boca sujo de chocolate.

Logo, foi ele, o mais novo, quem comeu o sorvete antes da hora.

(Pablo Zanatta Goncalves, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 20:


Abdução é uma operação lógica que pode introduzir novas ideias conclusivas.

Exemplo:

Eu tenho escondido um saco inteiro de amoras rosas,

vejo minha irmã comendo amoras rosas,

penso: minha irmã estas amoras de minha sacola secreta, mas, claro, ela pode ter outra, ou algo do tipo, então, eu não tenho certeza absoluta, se ela roubou ou não de mim, mas, o mais provável é que seja isso.

(Guilherme Freitas de Menezes, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 21:


Abdução é um jeito das pessoas pensarem, só que pode estar certo ou errado este pensar. Ela é feita com base numa observação, e, depois, vem uma conclusão generalista.

Exemplo:

Um aluno foi no banheiro, 

quando ele voltou do banheiro percebeu que o chão, próximo à mesa do professor estava molhado. A garrafa de água do professor estava vazia.

Então, o menino supões que o professor derrubou a garrafa no chão; ou  poderia ser que um aluno passou e derrubou a garrafa do professor. Enfim...

(Luis Felipe de Azevedo, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 22:


A abdução é uma observação e também, a partir de um pensamento, a formulação de uma resposta para aquela o que foi observado.

Exemplo:

Eu tenho um passarinho e minha vizinha um gato. 

Eu esqueci a janela aberta e meu passarinho sumiu e tinha penas penas pela casa toda. 

Então, foi o gato da vizinha que comeu meu passarinho.

(Beatriz de Morais Amorim, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 23:


Abdução é a procura pela melhor explicação para solucionar determinado problema. Exemplo: 

Há vários grãos de feijões brancos espalhados pelo chão, 

e um saco de feijões brancos em cima da mesa, 

então, certamente, os grãos que estão no chão, pertence àquele saco.

(Eduarda Rodrigues da Silva, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Produção 24:


Abduzir não tem nada a ver com ET’s. É lógica. É um pensamento conclusivo com base em certas “provas”.

Exemplo:

Eu tenho um cachorro e meu vizinho tem um gato. 

Deixei meu cachorro sair para rua. O gato do vizinho está sempre solto, andando pela rua na rua, e o bicho é furioso. Mas, meu cachorro é mais furioso ainda. Ocorre que já tem dias que o gato do meu vizinho sumiu. Naquele dia, que meu cachorro foi para a rua, o mesmo voltou com a cara e focinho arranhados e ensanguentados.

Concluo que o meu cão matou o gato.

(Samuel de Moraes Jaroseski, 8º Ano, Turma 81, 16 anos)


Produção 25:


A abdução nada mais é do que uma proposta inovadora que busca solucionar determinado tipo de problema.

Exemplo:

Antes de entra em casa percebo que vaso de flores havia caído e estava quebrado no chão. 

Quando entrei no apartamento, vi meu gato está sujo de terra. 

Portanto, meu gato estava fuçando no vaso e o derrubou da sacada.

(Andrew Ricardo Almeida Goncalves, 8º Ano, Turma 81, 14 anos)


Como se viu, do mesmo modo que para indução e dedução, agora, em abdução, os alunos conseguiram guardar os principais aspectos inerentes a este tipo de raciocínio.

Passe-se, agora, à penúltima forma de pensar a ser abordada pelo presente texto.

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