segunda-feira, 12 de setembro de 2022

APRESENTAÇÃO DO AVANÇO NAS "OBSERVAÇÕES" RELATIVAS AO "OBJETO DE ESTUDO" DA "PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"!

Nesta aula, o professor conferiu, aluno por aluno, como estão avançando as pesquisas, o quanto eles têm investido na observação de seus objetos de estudo

De sua parte, os alunos partilharam de suas ideias a respeito de como pretendem dar seguimento em suas observações, ao que o professor lhes orientou. Alguns alunos, também mostraram anotações com registros por escrito, fotos e vídeos contendo vários dados, elementos e curiosidades que emergiam dos fatos que eles estão apreciando. 

O professor orientou que a observação seja feita ainda por mais uma semana, para que, assim, dela, da observação mesma, surja uma curiosidade ainda maior, e, consequentemente, uma pergunta, um questionamento, que será o problema.

A respeito disso ainda, sobre a importância da observação, sobre o quanto ela tem que ser minuciosa, detalhista, feita com atenção, e, sobre o quanto ela pode demandar tempo e levar a grandes descobertas, é interessante ler o material disponível, ::: AQUI :::. Ele conta como o geógrafo grego, Eratóstenes de Cirene (276 a.C.-194 a.C.), à partir da observação, não só provou que a Terra era uma esfera, como também calculou a sua circunferência.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

APRESENTAÇÃO DAS "OBSERVAÇÕES" RELATIVAS AO "OBJETO DE ESTUDO" DA "PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"!

O professor retomou a aula passada, situando os alunos quanto ao ponto em que se encontra a "Pesquisa de Iniciação Científica": entre o páthos, a escolha do Objeto de Estudo e a Observação.

Deste modo, assim como na última aula, os alunos deveriam ter trazido os seus Objetos de Pesquisa, nesta, eles deveriam já trazer algo com relação a Observação destes mesmos objetos.

Abaixo, uma identificação listada de a quantas anda cada uma das pesquisas:

ADRIANO BASTOS OLIVEIRA ROSA: audição canina. O aluno demonstrou de avançou nas observações relativas à audição de seu cão. Para tanto, ele utilizou o APP "apito de cachorro".

ADRYAN BAHUAN CORREA DA CONCEIÇÃO: ainda não apresentou um tema de pesquisa.

DANDARA TEIXEIRA DA SILVA LOPES: depressão entre jovens. Aluna mostrou ter avançado na observação relativa ao tema, valendo-se, por enquanto, de notícias retiradas de "sites" confiáveis.

EDUARDO ZANATTA GONÇALVES: racismo. Aluno mostrou ter avançado na observação relativa a seu tema de pesquisa, através de um relato de caso, ocorrido no final de semana.

FILIPE XIMENDES MACEDO DUARTE: o comportamento do gato. Aluno apresentou alguns dados sobre as capacidades auditivas e de velocidade dos gatos. As observações propriamente ditas, iniciarão nesta semana. Ele trará semana que vem.

HERBY LORS: a formiga. Aluno trocou para barta. Trouxe uma pesquisa de classe, filo, reino, etc., relativa ao inseto. 

HIAGO DOS SANTOS RIBEIRO: o comportamento dos motoristas na faixa de pedestres

ISABELLE DA SILVA TRINDADE: aranhas. Não avançou em observação alguma.

JOÃO VITOR SILVA BANDEIRA: aluno ainda não apresentou seu objeto de estudo, e, portanto, não avançou em observação alguma.

JUAN CÁSSIO ROSA ALVES: faltou

KAUÃ CAMARGO PAREDES: aluno ainda não apresentou um tema de pesquisa.

LARISSA DORNELES DE AZEVEDO CAPRISTRANI: a comunicação do gato. Em 05 de set., faltou

LARISSA NICOLLE MACHADO DA SILVA: larvas de moscas. Aluna está investindo em modos de poder ter larvas de mosca disponíveis para a observação. Ficou acertado de ela utilizar um pote com furos (para que as moscas possam entrar e largar suas larvas).

MAIARAH EDUARDA DE MATOS POCAÍ: o machismo. A aluna mostrou observações que têm a ver com casos de machismo em lugares próximos, do bairro.  

MARIA ELENIRA GIL DOS SANTOS: as borboletas. A aluna trocou de tema, mudando para o "Bullying". Na próxima aula, ela trará as observações relativas.

MARIANA PADILHA FERREIRA: formigas vermelhas. A aluna demonstrou que avançou na observação das formigas de fogo. Ela ainda vai fazer mais observações.

MATHEUS FELIPE OLIVEIRA MARTINS: as pombas da escola. Aluno fez relatório escrito, com a descrição do comportamento das pombas em relação ao local onde elas estão.

MAXWELL FILLIPIN ANTUNES DE ALMEIDA: os pássaros Quero-quero da praça em frente a escola

MILENE MATOS DE SOUZA: cães de rua. Em 05 de set., aluna não veio.

RAFAELA LUIZA BRUSKI DIAS: faltou

TAMIRES WOLKWEIS CARVALHO: paralisia do sono. A estudante trouxe uma série de observações relativas ao animal cabrito. Na verdade, a aluna vai trocar o tema de pesquisa. 

Nos minutos finais da aula, professor e alunos ainda procederam à leitura e interpretação partilhada de  um texto retirado, de "MACHADO, Sídio. Biologia para o ensino médio: volume único. São Paulo: Scipionie, 2003, p. 13-14", com base no qual foi feita a conceituação de indução como método: ir do particular para o universal.

Foi trazido o clássico caso de "Todos os cisnes são brancos", e a existência de cisnes negros na Austrália.

O material pode ser revisitado, ::: AQUI :::.

11ª AULA: ERATÓSTENES E A OBSERVAÇÃO!

Visto que o Professor Ovídeo, colega da área da Matemática, está trabalhando noções de Trigonometria com os alunos dos oitavos e nonos anos,...