sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

34ª AULA: FALIBILISMO E INCERTEZA!

Nesta aula os alunos leram a conceituação de falibilismo, bem como, a conceituação de incerteza, em se tratando de Ciências.
Feito isso, de posse de seus Chromebooks e usando o Sapaces, do Gmail, os estudantes elaboraram um breve texto, no qual, estabeleceram a diferença, relativamente às Ciências, entre as duas noções acima citadas.

Abaixo, para ir além e até mesmo recompor, o professor disponibiliza alguns dos textos produzidos na aula. Aconselha-se, também, ler os Links presentes nos termos acima:

"Falibilismo e incerteza são ideias sobre o conhecimento. Falibilismo diz que a gente pode estar errado e deve mudar ideias com novas informações. É tipo admitir que não temos certeza total. Incerteza é quando não podemos prever com certeza o que vai acontecer porque falta informação ou as coisas são complicadas. É como quando não sabemos o resultado exato. Ambos ensinam que devemos ser humildes sobre o que sabemos. Falibilismo foca em estar aberto a mudar ideias se necessário. Incerteza é sobre não ter informação suficiente para ter certeza do que vai acontecer. Em resumo, são maneiras de lidar com a possibilidade de erro e a falta de previsão clara, mostrando que devemos ser humildes ao lidar com o conhecimento." (Texto do estudante RODRIGO DA SILVA JOAQUIM).

"Falibilismo é a ideia de que devemos estar abertos a revisar nossas ideias e crenças, aceitando a possibilidade de estarmos equivocados e dispostos a corrigir nossos entendimentos com base em novas informações. É uma atitude que reconhece a limitação do conhecimento humano. Por outro lado, a incerteza refere-se à falta de garantia ou previsibilidade em relação a eventos futuros, muitas vezes devido à falta de informações completas. A incerteza destaca a impossibilidade prática de ter total confiança em previsões ou resultados, porque há variáveis desconhecidas que podem influenciar o desfecho. Em resumo, o falibilismo se trata da revisibilidade do conhecimento, enquanto a incerteza lida com a falta de certeza." (Texto do estudante ANDREW RICARDO ALMEIDA GONCALVES)

"A diferença entre eles é que o falibilismo pode falhar e errar acreditar em coisas incorretas, a incerteza pode referir-se a uma situação em que não se pode prever exatamente o resultado de uma ação ou o efeito de uma condição.
Falibilismo  é o princípio filosófico de que os seres humanos podem estar errados sobre suas crenças, expectativas ou sua compreensão do mundo e ainda assim se justificarem na realização de suas crenças incorretas. No sentido mais comumente utilizado do termo, consiste em estar aberto a novas evidências de que iria contestar alguma posição ou crença anteriormente detida e no reconhecimento de que "qualquer afirmação justificada hoje pode precisar ser revista ou posta à luz de novas evidências, argumentos e experiências 
A incerteza, em suma, é um elemento complexo que se refere à probabilidade de um evento ocorrer dentro de certos parâmetros, levando em conta, em proporções variáveis, o acaso, a imprevisibilidade, o desconhecimento de certos fatores envolvidos no fenômeno estudado ou deficiências inerentes ao método empregado em sua análise e interpretação. Apesar dos problemas gerados pela incerteza na ciência, ela não invalida previsões, pois levá-la em consideração torna as previsões de eventos futuros mais realistas e confiáveis do que as que a ignoram." (Texto do aluno KEVIN GABRIEL COIMBRA LEITÃO).

Nenhum comentário:

11ª AULA: ERATÓSTENES E A OBSERVAÇÃO!

Visto que o Professor Ovídeo, colega da área da Matemática, está trabalhando noções de Trigonometria com os alunos dos oitavos e nonos anos,...