ALGUMAS PONTOS, REFLEXÕES A SEREM PENSADAS E RESPONDIDAS A PARTIR DA PALESTRA DE MIGUEL NICOLELIS (1º DE SET.): 1) Para Nicolelis, o que é uma "abstração mental"? 2) Segundo o cientista brasileiro, o que é o "cérebro coletivo"? 3) Você concorda ou discorda da seguinte frase: "temos de treinar o nosso cérebro para ver o que há para ser visto!" - (obs.: a frase não é de Nicolelis (é do professor)) -? Justifique. 4) Você pensa que há "algo lá fora" independente de um "observador"? Sim ou não? Por quê? 5) O ser humano é analógico ou digital? Explique. 6) É possível aprender uma nova língua com a I.A., ao estilo "implante cerebral"? Algum dia será possível? 7) Tendo por base aquilo que você aprendeu desde a preleção de Nicolelis, responda novamente: o que é inteligência? 8) Quais os perigos das I.A's. em nossas vidas? 9) O que é mais complexo, o cérebro ou uma Deep Learning? 10) Algum dia as I.A's. virão a substituir o ser humano?
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
sexta-feira, 1 de setembro de 2023
24ª AULA: ALGUMAS PONTOS, REFLEXÕES A SEREM PENSADAS E RESPONDIDAS A PARTIR DA PALESTRA DE MIGUEL NICOLELIS!
O professor retomou aula passada, e, de imediato, quis instigar os estudantes com a apresentação de um Reels, do Instagram, devidamente publicada no Spaces do GMail (ver abaixo).
Feito isso, o professor continuou a instigar os alunos a respeito de o que seria uma forma passiva e uma forma ativa de buscar o conhecimento, fazendo isso através da leitura da "Pirâmide de Aprendizagem", de William Glasser (ver abaixo):
Em seguida, recompôs, de modo dialogado, os conceitos de informação e curiosidade (ambos já muito bem esmiuçados, em 2022 (e.g., aqui).
Para integrar de modo autônomo, todas as noções trabalhadas, foram propostas as seguintes questões:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11ª AULA: ERATÓSTENES E A OBSERVAÇÃO!
Visto que o Professor Ovídeo, colega da área da Matemática, está trabalhando noções de Trigonometria com os alunos dos oitavos e nonos anos,...
-
Nesta aula, o professor distribuiu os Chromebooks para os alunos, e, solicitou a seguinte atividade...: os estudantes deveriam pesquisar cas...
-
Nesta aula, o professor disponibilizou os dois períodos, 8º (das 14h50min. às 15h45min.) e 9º (das 16h05min. às 17h) para uma atividade de l...
-
O professor conversou com os alunos a respeito das regras e normas para o presente Ano Letivo . Em seguida, passou a apresentação das Ideias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário