sexta-feira, 21 de julho de 2023

19ª AULA: TEMPOS PRÉ-HISTÓRICOS E CIÊNCIA (COMO O GÊNERO HOMO CHEGOU AO SAPIENS, SAPIENS?)!

O professor retomou as aulas anteriores, sobre noções de Lógica, e, de imediato, passou a contextualizar a presente aula, do seguinte modo:

Somente o Gênero, Espécie e subespécie do Homo, Sapiens, sapiens é capaz de fazer ciência, isso porque ele é o único que consegue alcançar um pensamento abstrato.

Nesse sentido, na aula de hoje os alunos foram convidados a pesquisarem um pouco, desde a Pré-História, o nascimento de nossa mente, e, consequentemente, o nascimento da Ciência.

 A pergunta da vez, é: como evoluímos até chegar ao estágio de "Sapiens, sapiens"?

Para proceder à pesquisa, aos alunos foram oferecidas dua opções: 

a) assistir o documentário "THE BIRD of Human Mind. Directed by Christopher Rowley. Richmond: CineNova Productions Inc., 1999" ("O Nascimento da Mente"), o que pode ser retomado, abaixo:



 b)
 e/ ou ler as páginas 31 (em diante) do livro "ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. Brasília: FUNAG, 2012.", o que pode ser retomado:

Nenhum comentário:

11ª AULA: ERATÓSTENES E A OBSERVAÇÃO!

Visto que o Professor Ovídeo, colega da área da Matemática, está trabalhando noções de Trigonometria com os alunos dos oitavos e nonos anos,...