Obs.: nesta aula, em virtude do diminuto número de alunos, os dois oitavos anos estavam juntos.
O professor retomou as últimas aulas, e, de imediato, passou a contextualizar o porquê da temática da presente aula, a saber: como visto nas aulas passadas, e até mesmo no ano anterior, desde as leituras de Carl Sagan (capítulo 1: "A coisa mais importante" (de "O mundo assombrado pelos demônios")), temos que o método científico é mais importante até do que as próprias descobertas científicas, visto que, é do método que emergem as descobertas. Por outras palavras, sem o método, não teríamos a certeza de termos alcançado um conhecimento seguro e não teríamos feito descoberta alguma.
Deste modo, devemos, na disciplina de Iniciação Científica, recebermos noções de formas de pensar corretas de pensar, de Lógica, entendida com a "ciência das leis do raciocínio", para, que, assim, possamos dentro da dinâmica da Ciência, garantir um conhecimento científico, para que tenhamos sempre mais certeza a respeito deste conhecimento e de sua garantia.
Após esta breve contextualização, de posse dos Chromebooks, os alunos se conectaram ao Spaces da turma, e, lá, acessaram a apostila "GALDINO, André Luiz. Notas de Aula: lógica, indução e iniciação matemática. Giânia: UFG, 2016".
Feito isso, procedeu-se a uma leitura explicativa do conteúdo da supradita apostila, à página 54 e seguintes.
Aspecto de como ficou o quadro da aula; à medida em que ia lendo o texto com os alunos, as devidas explicações iam sendo feitas. |
Alguns dos elementos vistos, foram:
➸ o que é Lógica
➸ Aristóteles (Séc. IV a.C.) e suas contribuições para a lógica:
- Válido
- Não Válido
- Contraditório
- Universal
- Particular
➸ Leibniz (1646-1716):
- notação
- cálculo
➸ Frege (1848-1925), Peano (1958-1932), Russel (1872-1970) e Boole (1815-1864):
- Lógica
- Teoria dos conjuntos
- Filosofia da Ciência
- lógica booleana ("0" e "1"; "não" e "sim"; computadores e como eles calculam, etc.)
➸ Princípio da Não-Contradição
➸ Princípio de Terceiro Excluída
➸ O que é uma Proposição
➸ O que não é uma Proposição
Feito isso, os alunos passaram a resolução de exercícios propostos pela própria apostila, à página 57.
A correção dos referidos exercícios ficou para a próxima aula.
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