sexta-feira, 26 de maio de 2023

14ª AULA: CONCLUSÃO DA TAREFA SOBRE NASCIMENTO DA CIÊNCIA, E, FORMATAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA!

Nesta aula, os alunos trabalharam na conclusão da tarefa da aula anterior, bem como, na formatação da pesquisa iniciada há três aulas atrás

Para a formatação da pesquisa, foi proposto um modelo, que pode ser acessado ::: AQUI :::.

O aluno deve acessar o Link acima, abrir o modelo, ir em "Arquivo", e, em seguida, "Salvar uma cópia" do mesmo, para ser usado em sua própria pesquisa.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

13ª AULA: RECOMPOR O NASCIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICA DA GRÉCIA ANTIGA À PARTIR DE SEU (RE)DESCOBRIMENTO)!

Pensando em recompor os estudos relativos ao nascimento do pensamento científico, e, partindo do fato que diz respeito à perda destes saberes, bem como, ao seu (re)encontro, e visto que relativamente a isso: 

“O final da Alta Idade Média testemunhou, além do início de uma curiosidade intelectual e da expansão do ensino – de importantes consequências –, a descoberta da cultura da Antiguidade Clássica, especialmente da Grécia, outro acontecimento de grande repercussão na História da Ciência." (ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. Brasília: FUNAG, 2012, p. 317-318),  

nesta aula, foi solicitado o seguinte:

No Spaces, do Gmail, o aluno deveria acessar o livro "História da Ciência", ler, às páginas 317 a 319, sobre "Descoberta da Cultura Grega – Traduções", e, com base nesta leitura, responder:  

1) O que aconteceu com a Ciência europeia após a "descoberta" do pensamento da Grécia Antiga? 

2) Em sua opinião, fundamentada no texto, o que teria acontecido se o pensamento grego não tivesse sido "descoberto"?

Frederico II von Hohenstaufen (1272-1337), imperador do Sacro Império Romano-Germânico, tido como o mais impressionante monarca daquela região geográfica. Ao longo de sua regência "desenvolveu-se um grande interesse pelas obras gregas", com inúmeras traduções. Também, em sua época "grande número de carregamento marítimo de documentos chegaria à Itália, vindo de Bizâncio, que fora capturada, em 1204, pelos cristãos (Quarta Cruzada), aumentando significativamente a biblioteca de obras gregas no Ocidente."(ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. Brasília: FUNAG, 2012, p. 319)).
A fotografia acima é de uma das estátuas do Palácio Real de Nápoles.
Fonte: The Eighth Wonder of the World: Frederick II Hohenstaufen King of Sicily; Holy Roman Emperor. Il Regno. Disponível em: <http://ilregno2s.blogspot.com/2011/12/eighth-wonder-of-world.html>. Acesso em 19 de mai., 2023.    


Obs.: nesta mesma aula, também com base na leitura de "ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. Brasília: FUNAG, 2012", foi dado relevo aos pensamentos de origem persa, árabe, chinesa e indiana, e suas centrais contribuições para o Pensamento Ocidental.

Fonte: O Autor.
A arte acima é intitulada de "Al-khwarizmi - a Persian polymat", elaborada por Jowy Anderson, artista digital. Disponível em: <https://jowyanderson.artstation.com/projects/ELQ26N> Acesso em 19 de mai., 2023.
Alcuarismi (al-Khwarizmi (780-850)) foi traduzido e seu pensamento influenciou a Europa. 

sexta-feira, 12 de maio de 2023

12ª AULA: ANÁLISE DE INFORMAÇÕES E DADOS DE FONTES IMPRESSAS E DIGITAIS!

Nesta aula foi dada sequência à atividade da aula anterior. Entretanto, nesta etapa, o aluno deveria ser capaz de identificar, no assunto escolhido, as etapas do Método Científico.

Para auxiliar os alunos nesta questão, e, até mesmo, recompor estes conhecimentos; que já foram estudados em 2022, aconselha-se que os alunos deem uma olhada na apostila presente neste Link!  

sexta-feira, 5 de maio de 2023

11ª AULA: SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES E DADOS E ARGUMENTOS EM FONTES CONFIÁVEIS IMPRESSAS E DIGITAIS!

Nesta aula, o professor solicitou que os alunos acessassem o sumário/ índice de "O Livro da Ciência", disponível na barra lateral do presente blog, e, dele, escolhessem um assunto que lhes interessasse para a elaboração de um trabalho futuro. 

Feito isso, o aluno deveria ler o capítulo escolhido, e, concluso isso, iniciar a coleta de dados e pesquisa relacionada.

Pode-se dizer que o objetivo desta aula, foi o de uma: "práticas de produção de textos compreende dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, tais como:" "Alimentação temática: Selecionar informações e dados, argumentos e outras referências em fontes confiáveis impressas e digitais, organizando em roteiros ou outros formatos o material pesquisado, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum, quando for esse o caso) e contemple a sustentação das posições defendidas." (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018, p. 09. Fonte: Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 04 de mar., 2022, p. 77.)

11ª AULA: ERATÓSTENES E A OBSERVAÇÃO!

Visto que o Professor Ovídeo, colega da área da Matemática, está trabalhando noções de Trigonometria com os alunos dos oitavos e nonos anos,...